Horta Orgânica
Nossa horta orgânica oferece ingredientes frescos e cultivados localmente, garantindo o sabor autêntico e saudável em cada prato servido no restaurante.
O Cozinha do Parador, não é apenas um restaurante – é um convite para descobrir o raro e o excepcional. Sob o comando do chef Isaías Neries, desde 2006, cadaprato é uma homenagem à Serra Fluminense, onde o frescor dos ingredientes locais encontra técnicas refinadas em preparos que honram a simplicidade com toques de alta gastronomia.
Imerso na tranquilidade das montanhas, o restaurante oferece uma experiência cuidadosamente orquestrada, onde o tempo parece desacelerar. Isaías, em perfeita harmonia com a terra, cultiva na horta orgânica do hotel os insumos que definem o cardápio. As folhas frescas – radicchio, agrião-da-terra, chicória – e a mandioca colhida ao amanhecer dão vida a pratos que revelam a essência da região, mas sempre com um toque de novidade.
Hoje, o restaurante do Parador Lumiar não é simplesmente um dos melhores do interior do estado, mas está entre os grandes do Rio, considerando os da capital. Ninguém conquista a admiração da Roberta Sudbrack, e de tanta gente querida e importante no meio da gastronomia carioca, à toa. Fiz ali uma das refeições mais agradáveis e surpreendentes dos últimos meses. – Bruno Agostini
O restaurante se destaca também por sua atenção a paladares veganos, oferecendo pratos cuidadosamente pensados, onde cada ingrediente é tratado com o mesmo respeito que permeia toda a criação do chef.
Aqui, exclusividade não é uma palavra dita, é sentida. Comedido, o menu surpreende sem exageros: massas frescas, preparadas à mão, como os nhoques que derretem no paladar, transportam você para um cenário onde a gastronomia se encontra com a arte. A famosa feijoada, servida aos sábados, traz uma rusticidade elegante, acolhendo visitantes que atravessam quilômetros para saborear o que é, ao mesmo tempo, familiar e incomparável.
Escondido entre as montanhas, o Cozinha do Parador não se revela por completo – ele se insinua, convidando apenas aqueles que buscam o incomum, o sutil, o sublime. Uma descoberta que, uma vez feita, torna-se um segredo impossível de ser guardado.
Esta é nossa quarta estada no Para dor Lumiar; em todas as oportunidades que aqui estivemos, encontramos a mesma simpatia e acolhimento, associados a uma eficiência, atenção e conforto inigualáveis. Trata-se de uma instituição em nível de primeiro mundo, nada perdendo se compararmos com a Europa que, aliás, não alcança o índice de perfeição desta casa. Com votos de muito sucesso nos despedimos, já com saudades. – Leydomir e Vilma Lago
"A cozinha do Parador tem diversas influências contemporâneas, mas o sabor é aquele de comidinha do interior, de casa. Gosto de trabalhar com ingredientes frescos, que tornam a comida mais leve, e adoro cuidar da apresentação dos pratos com flores para decorar. A cozinha do Parador tem o sabor da roça com a modernidade da cidade grande.''
Chef Isaías Neries
Melhor do que vir aqui é voltar aqui e certamento voltaremos mais e mais vezes. Aqui nos sentimos em casa. Parabéns pelo serviço, pelo carinho e pelo capricho de sempre! Até breve! – Leila Bomfim
A adega do Parador Lumiar é construída em pedra, fica embaixo da casa de pau-a-pique e tem capacidade para abrigar até 450 garrafas.
Adoramos a estadia, atenção e carinho. Excelente atendimento! Bom para adultos e crianças. Até breve, Obrigado. – Cássio Reis, Fernanda Vasconcelos e Noah
A famosa feijoada servida aos sábados atrai visitantes de todo o estado. Montada em fogão à lenha, inclui variedades de carnes como lombo de pernil, carne seca, costela de porco, língua e costela defumados, bacon, paio e linguiça portuguesa. De acompanhamento, opções como couve, aipim frito, banana frita, torresmo e saladas de grãos e folhas. A feijoada inclui ainda pelo menos quatro opções de doces caseiros, como compota de carambola, doce de casca de limão galego, doce de leite, de figo, goiabada e pudim de claras.
Outra especialidade da casa é o prato batizado de “Da roça”, com carne seca desfiada com cebola na manteiga de garrafa, arroz, farofa, aipim e banana frita, couve finamente cortada e feijão servido em charmosas cumbuquinhas.
Na ala dos doces caseiros, o doce de leite produzido na casa tem textura memorável e é ótima pedida para acompanhar os queijos da região. Outra opções são os doces de abóbora com coco, de limão galego, de figo e de carambola. São produzidos também em nossa cozinha as geleias de frutas, bolos e pães de queijo servidos no café da manhã.
Momentos únicos precisam: de lugares únicos, de pessoas únicas, de experiências únicas, de sentimentos únicos. Tudo isso somente acontece quando se encontra um cenário único. Aqui é especialíssimo! Guardo no HD da memória e na máquina fotográfica da retina! – Luciano
As coloridas saladas da Cozinha do Parador Lumiar são elaboradas com verduras e legumes vindos diretamente de nossa horta – uma paixão do chef Isaías Neries e da proprietária do hotel, Marielza Fontes.
Dependendo da época do ano é possível colher uma variedade enorme de insumos, entre legumes, folhas e frutas. Outro destaque são as flores utilizadas no cardápio, como as do brócolis, do manjericão, da amora e outras mais, comestíveis e decorativas.
Outra horta, em frente ao restaurante, é dedicada aos temperos e ervas medicinais, como manjericão, orégano, tomilho, cúrcuma, cebolete, alecrim, camomila, capim limão, menta, hortelã, poejo, erva cidreira, vique, canfora, erva-doce... Vale conhecer e aquecer com os chás.